As Dores de Abuso Sexual no Corpo de uma Mulher

20 Aug 2018

 

 

 

 

Nunca alguém vai entender as dores de um abuso se não passou por isto alguma vez na vida.

 

Estas marcas ficam registradas nas memorias de nossas células e ficam ressoando dentro de nosso corpo fazendo lembrar do grito que não pode ser dado, representa vergonha e culpa reprimida que a situação faz você sentir, mesmo não sendo você criança ou adolescente o culpado e sim a vitima desta crueldade humana.

 

E como isto se manifesta na vida de uma mulher mais tarde? Isto também só uma mulher pode contar.

 

Por vezes é tão forte a dor e o trauma que bloqueamos de nossa memória.

 

Acontece que a conta mais tarde vem, e você terá que lidar com o choro reprimido, terá que lidar com o nó na garganta, com o embrulho no estômago, com a dor no corpo causado pela própria negação desta história, de sua história...

 

Aquela angústia presa no peito pede para sair, pede para ser liberada e falar sobre isto, e a libertação daquele sentimento de que alguém tinha poder sobre você, sentimento de ser dominada seja emocionalmente ou fisicamente, a sensação é que você nunca consegue se libertar, e somente com muito trabalho você vai se soltando, se curando, se mostrando.

 

Por vezes amortecemos tanto esta dor dentro de nós, buscamos fora muitas fugas e distrações, prazeres ilusórios, historinhas e contos de fadas para não ter que lidar com o sentimento de nojo que vem a cada lembrança que a mente descortina.

 

O efeito desta maldade enquanto criança ou ainda jovem, são devastadores na vida adulta de uma mulher, e aqui cito alguns que somente mulheres que já viveram poderão entender.

 

Os profundos sentimentos de culpa e desvalia intrínseco dentro de nós, sim, crianças tendem a se culpar por tudo o que acontece a elas com muita facilidade, e mesmo estando assustadas ou tendo sido machucadas no ato do abuso, elas frequentemente não contam a ninguém e pedem ajuda por medo de ser responsabilizadas, ou por terem sido ameaçadas caso contassem. 

 

Assim, elas ficam sozinhas para lidar com sentimentos difíceis como traição, medo, culpa, vergonha, confusão e raiva e isso pode alterar seu desenvolvimento e todos os seus relacionamentos futuros.

 

Isto gera profundas marcas e bloqueios como:

 

-Dificuldade de expressar sua voz no mundo

 

-Baixa autoestima: com relação à autoimagem,

 

-Revitimização: a incapacidade de dizer ‘não’ já presente como traço de personalidade da criança abusada, que a tornou vítima "fácil".

 

-Sentimento de incapacidade criada pela paralisia trazida pelo trauma

 

-Trata a própria sexualidade como algo feio e cheio de tabus

 

-Negação do masculino em sua vida, e de confiar neste masculino.

 

-Desconexão da sexualidade, criatividade e espiritualidade.

 

O pior entre tantos outros que continuarei em outro momento é lidar com o sentimento de impotência gerada internamente por não saber o que fazer, e na vida este padrão muitas vezes vem para fora manifestado através de situações que geram medo e desafios.

 

 Profunda tristeza que por mais que você limpe este registro, ele insiste em se apresentar.

 

Uma das piores violências que um ser humano pode cometer com uma pessoa, aqui eu falo dos abusos, mas poderia citar os estupros, as agressões físicas, morais, psicológicas...

 

Este tipo de covardia acontece hoje em mais de 90 % dos lares familiares e o pior de tudo que a maior parte vem das pessoas mais próximas como pai, padrastos, irmãos, tios, primos.

 

O calvário de uma vitima de abuso sexual é lidar com uma sociedade machista, que desmoraliza o corpo da mulher, nos acusa por ser culpadas pelos homens não controlarem seus próprios instintos, nos exclui de um sistema familiar porque é vergonhoso e é melhor excluir do que ter que assumir que esta VERGONHA esta sim na família e muitas vezes vem dos próprios membros.

 

A violência é acrescida pela dor da dúvida ou pela substituição do papel de vítima pelo de mulher sedutora. 

 

"É fácil esquecer que o dano causado a uma vítima de abuso, seja lá como ele foi..."

 

Por hoje encerro aqui...

 

Com amor, Elis ️

 

InstitutoVoodasBorboletas 🦋

A história de uma mulher real para mulheres reais ️

 

Terapia do Resgate da Sexualidade Feminina

 

O Caminho da Transformação Feminina

 

 

Tags:

Compartilhe noFacebook
Please reload

Posts Recentes

August 25, 2020

February 25, 2019

January 15, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square

ENTRE EM CONTATO

ATENDIMENTOS

PRESENCIAL EM PORTO ALEGRE e SAPIRANGA
ONLINE NO BRASIL E EXTERIOR

Porto Alegre/RS   |  contato@voodasborboletas.com.br Fone 51 99785-9243

MANDE SUA MENSAGEM