Empreendedoras, por que é que algumas ideias pegam e outras não?

11 Aug 2017

Conheça seis princípios que explicam o porquê algumas ideias colam e decolam mais rapidamente.

 

Olá empreendedora, você consegue ter foco e colocar em pratica suas criações e ideias, navegar no plano das ações e concretizações?

 

Um dos temas que sempre vêm em pauta nas sessões com empreendedoras aqui no Instituto Voo das Borboletas é este: o sufoco de quem tem muitas ideias mas sente dificuldade de focar;  

Mas e você, já parou para pensar por que afinal de contas algumas ideias pegam e outras não?

Você é criativa? Empreendedora? Ou está namorando fazer uma transição de carreira?

 

 

Então você já teve pelo menos uma “ideia genial” para um novo produto ou nova atuação, talvez, até sonha e se vê contando sua nova ideia para o mundo. Certo? Pois então, você como eu, sabe muito bem como é o mundo das ideias, e eu posso te afirmar: precisei aprender através de muita persistência a tirar do papel minhas ideias e trazer para o mundo real; E te digo: é umas das experiências mais ricas que estou vivenciando, pois, nos pede muita evolução pessoal, muita determinação e coragem para sustentar estas ideias que temos e que fazem total sentido.


Desenvolver uma ideia de negócio ou nova atuação leva tempo, esforço, trabalho, e sim, trabalho duro, muito duro, e uma hora você vai questionar uma coisa que quando a ideia veio a sua cabeça, parecia impensável: essa ideia é boa mesmo? Realmente boa? Vale a pena investir? Ela pega?

Afinal de contas por que é que algumas ideias pegam e outras não?


São seis princípios que explicam o porque algumas ideias colam e decolam mais rapidamente. Veja só:

Simplicidade: as ideias que colam são simples, descomplicadas;

Surpresa: as ideias que colam atraem e mantêm a atenção das pessoas. Sabe quando você está zapeando os canais da televisão e de repente algo chama sua atenção? Comece a prestar mais atenção quando isso acontecer com você. Qual título de e-mail chama mais sua atenção em meio a tantos outros?

Concretude: Você pode ajudar as pessoas a compreenderem e lembrar-se da sua ideia por mais tempo usando exemplos, histórias e metáforas. Ajudar as pessoas a compreenderem a aplicação da ideia na prática, a ajuda a decolar.

Credibilidade: Como você leva as pessoas a acreditarem na sua ideia? É algo que você acredita, tem uma crença muito forte por trás? Deixe isso muito claro quando for compartilhá-la.

A vulnerabilidade (assumir que é imperfeito) também confere credibilidade. Já pensou que isso é o oposto de tentar ser perfeito ou de somente mostrar o seu melhor lado?

Sentimentos: As boas ideias fazem as pessoas se importarem com ela, as fazem sentirem alguma emoção. Alegria, alívio, gratidão, senso de pertencimento, calma, euforia... O que é que sua ideia desperta nas outras pessoas? 

Relatos: A parte mais difícil na utilização eficaz de relatos é certificar-se de que eles são simples, ou seja, refletem a sua mensagem essencial. Não basta contar uma grande história, ela precisa apresentar sua visão.

Ideias que colam, são ideias que além de bem compreendidas por um público, são também capazes de motivar um comportamento. As pessoas então compreendem, sentem e agem quando uma ideia é boa.

Como saber se uma ideia é mesmo colante ou destinada a morrer?

Testar, experimentar, modelar e entregar ela para o mundo, observando todo o cenário é um bom caminho... 

 

 

ELISANGELA CORREA

Fundadora/ Sócia

Instituto Voo das Borboletas

 

 

Mentoria para Empreendedoras    Coaching de Carreira   Desenvolvimento Feminino      Rede de Mulheres Empreendedoras

 

Seja uma especialista em mulheres com a Certificação do Método Voo da Borboleta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags:

Compartilhe noFacebook
Please reload

Posts Recentes

August 25, 2020

February 25, 2019

January 15, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square

ENTRE EM CONTATO

ATENDIMENTOS

PRESENCIAL EM PORTO ALEGRE e SAPIRANGA
ONLINE NO BRASIL E EXTERIOR

Porto Alegre/RS   |  contato@voodasborboletas.com.br Fone 51 99785-9243

MANDE SUA MENSAGEM